top of page

Blog

A importância da palavra

  • Cris Menezes
  • 15 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Já ouviu aquela expressão: as palavras têm poder? Quando ditas, elas saem em direção ao horizonte sem retorno. Elas não voltam. Nossos pensamentos elaboram formas de comunicação que são expressas pelas palavras. A partir desse momento aquilo que era interno torna-se externo a nos, atingindo de maneira positiva ou negativo àqueles ao nosso redor. Justamente pela força que possuem, de evocar o bem e o mau, o certo e o errado é importante observamos o que dizemos e como dizemos. Quando você para e ouve a si mesmo é possível identificar o que seus pensamentos estão elaborando e como isso será transformado em palavras. Isso te oferece o poder de controlar o como e o que será dito tornando, assim, suas palavras mais certeiras e alcançando o objetivo. Daí a importância de respirar e observar. Foque em seu presente, no aqui e no agora, perceba como se sente e o que você quer realmente dizer. Lembre-se: uma vez ditas elas não regressam.

A palavra manifesta uma mensagem, mas você realmente sabe a mensagem que está transmitindo? Já parou para observar quantas vezes foi mal compreendido? E, ao invés de culpar o receptor da mensagem já se deu conta de que talvez você não tenha se expressado corretamente? Na maioria das vezes questões de relacionamento começam com a dificuldade de expressar o que queremos dizer.

Partimos do pressuposto que o outro pensa como nos, fala como, e, consequentemente entende e interpreta como nós. Pois é, vou te contar um segredo que não é não segredo assim... isso não é verdade!!! Esse é um falso pressuposto pois o nosso ponto de percepção somo nós, e é daí que vem essa confusão.

Para que nossa palavra seja entendida primeiro saiba, de verdade o que você quer dizer. Depois procure pensar de maneira clara para que sua comunicação também seja clara e o mais transparente possível. E, para ter a certeza que foi compreendido ou compreendida verifique se o outro entendeu o que você quis dizer.... se for preciso repita de forma que outro entenda, se coloque no lugar do outro.... isso também é empatia, é amor!

 
 
 

Comentários


Listados
Arquivos
Follow Me
  • LinkedIn ícone social

(11) 98102-6847

Cris Menezes

Psicologia

CRP: 06/61990

São Paulo, São Paulo

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
bottom of page