ATO I - ESCUTANDO O CORPO
- cristiane menezes
- 27 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
O corpo fala. Uma das maneiras do corpo falar e pela memória. Ele grava todos os acontecimentos vivenciados por nós. Ele consegue se lembrar de todas as coisas vividas, desde a infância até o seu momento atual. Seja para bem ou para o mal. Agindo e reagindo de acordo com essas memórias. O corpo repete movimentos e expressões anteriormente vividas. Aqui se faz uma retrospectiva de tudo que foi vivido pelo corpo.
Outra forma de escutar o corpo e por meio das sensações, medos, interesses, sentimentos que se manifestam no corpo. Esta é chamada de escuta psicológica, onde questões de caráter emocional e perceptivas são depositas em nosso corpo. Aqui, a mente influencia as expressões corporais. Mesmo sem ter uma memória clara, o corpo manifesta se está confortável, ou não diante da situação que esta vivendo no momento. Vale ressaltar que isto vale para expressões musculares como também para os sistemas – cardíaco, respiratório, reprodutor, excretor, urinário, endócrino....
Como a ideia é observar todos os aspectos do ser humano, então é importante também fazer uma leitura espiritual ou, se você preferir, uma leitura mais energética. Nesta etapa do processo a reflexão se faz por meio do que o espírito quer e precisa e aquilo que o corpo e a mente oferecem a ele. Aspectos que fazem parte de nossa essência, mas que foram renegados seja por medo, por padrões externos ou qualquer outra coisa que tenha impedido seu desenvolvimento natural.

Vamos à prática? Preparado para percorrer nessa jornada? Esta atividade é aparentemente simples... Mas não se iluda, pode ser mais difícil do que você imagina.
Em um momento em que esteja tranquilo e sozinho pare alguns minutos e olhe para seu corpo. Isso mesmo, você esta pensando: “com roupa ou sem?”. De preferencia sem, mas se for muito difícil mantenha-se apenas com as roupas intimas. Olhe para você, dos pés a cabeça, observe cada detalhe, cada pinta, cada marca que encontre. Procure perceber como se sente se observando e quais sentimentos surgem para cada parte do corpo observado. Cada pensamento e sentimento são uma informação rica em elementos sobre você! Portanto, não despreze e nem julgue o que observar. Apenas acolha esse sentimento e pensamento e diga a si mesmo que, no momento oportuno você cuidará deles com mais atenção. Quando terminar a observação, independentemente de estar feliz ou não com seu corpo, ou com o que observou, agradeça a você mesmo a oportunidade de tê-lo e de tudo que ainda podem vivenciar!
Olhar para si mesmo é o primeiro passo. . Ele não é fácil, mas à medida que superamos as dificuldades iniciais percebemos a nossa própria força de superar desafios. É difícil? Sim! É doloroso? Sim! Você precisa fazer isso sozinho? Não! Você esta sozinho? Não! Se quiser contar sua experiência será um prazer ouvi-la... Sua jornada só está começando!!!