ATO II – CONHECENDO SEUS PÉS
- cristiane menezes
- 4 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

O corpo registra toda a sua vivência e, consequentemente evolução de sua consciência. E, isso acontece desde o início, ainda dentro do útero materno. Ainda nesta fase somos passivos e recebemos, por meio das vivências maternas os estímulos e influências que ficam registradas em nosso corpo. Em uma fase posterior podemos demonstrar essas vivências por meio de medos, dificuldades, sem entender, claramente, o início de tal manifestação. Assim, no decorrer de nossa vida, o corpo vai registrando em si vivências e expectativas. Dentro dessas expectativas encontram-se, muitas vezes de forma muito potente, as expectativas maternas e paternas das quais alguns nunca conseguem ou encontram grande dificuldade em se libertar. Elas se fixam em partes do corpo impedindo o livre acesso da energia de circular de maneira constante e em igual quantidade irrigando o corpo de maneira eficaz proporcionando a saúde física e psíquica. Assim, nosso objetivo de prestar atenção em nosso corpo é perceber como essa energia flui, onde encontra obstáculos, onde se perde ou onde fica retida.
Existe uma sincronicidade entre nosso corpo físico e nosso corpo de memorias. Isto quer dizer que manifestamos em partes de nosso corpo memórias emocionais. Assim, dando continuidade ao nosso estudo vamos para a base... os pés!
Os pés possuem uma simbologia rica de interpretação. Eles são a base, são eles que nos proporcionam o contato com o chão, com a realidade. Uma das primeiras partes do corpo que o bebe descobre são pés. Já reparou a facilidade com eles pegam e tocam nos próprios pés? Os pés representam o processo de individuação, a transformação, o caminho a ser percorrido que nos levará ao nosso objetivo. Ele proporciona equilíbrio... tanto físico quanto psíquico.
Vamos a prática? Ah! Os pés!! Tem gente que gosta, gente que não gosta, gente que tem fetiche e por aí vai... e você? Proponho para você um exercício para ser realizado, pelo menos por uma semana. Primeiro: respire. Lembre-se: você fará sempre as respirações como forma de relaxamento e início de contato com seu ser físico e emocional. Fique de pé, descalço e perceba como se sente. É agradável? Você se sente seguro? Sente-se equilibrado? Sente-se desconfortável? Não consegue ficar parado sobre os pés? Depois olhe para seus pés. O que você acha deles? Gosta deles? O pé direito é igual ao pé esquerdo? Agora, ande. Preste atenção em como você anda, como seu pé se movimenta. Com segurança? Receoso? Para finalizar, sente-se toque em seus pés, faça uma massagem nele e vá percebendo se sente confortável com o toque. Reflita sobre essas questões e permita-se deixar fluir os sentimentos que surgem ao olhar seus pés. Eles podem dizer muito sobre você e o quanto está confiante e seguro em sua jornada da vida!
Commentaires