top of page

Blog

ATO VI – REGIÃO SAGRADA

  • cristiane menezes
  • 27 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

A região sacral é uma parte do corpo humano localizada na parte inferior da coluna vertebral. Ela é composta por cinco vértebras, denominadas sacrais, que são articuladas entre si e às vértebras lombares. A região sacral contém músculos que ajudam a estabilizar a parte inferior da coluna vertebral, além de ligamentos e tendões que conectam as vértebras sacrais às articulações inferiores da coluna. Está localizada na parte inferior da região lombar, entre a parte superior das nádegas e a parte inferior do abdômen. A região sacral contém um grande número de nervos que conectam o cérebro e a medula espinhal ao resto do corpo. Esses nervos ajudam a controlar os músculos e as articulações da parte inferior do corpo.

Glúteos contraídos ou Glúteos relaxados? Eles estão em um estado de tensão e fechamento ou entrega e confiança diante da vida. É um lugar sagrado e delicado. Aqui somatizam-se doenças. Hemorroidas, constipação, disenteria, fístulas, vermes, entre outras. Esta é uma região que nos dá a base para nos mantermos eretos enquanto sentados, alinhados de forma a conectar com o Todo, com Deus. E você ai não dando valor para suas nádegas.....

Esta é a região do ânus nos remete a uma fase denominada por Freud de Fase anal. Ela se manifesta por volta dos dois anos indo até, mais ou menos os quatros anos de idade da criança. Nesse momento de vida estamos construindo nossos valores pessoais e nossa segurança psíquica. A criança vai percebendo que não e o centro do universo e essa angustia e frustração geram comportamentos de posse e agressividade que são comuns nessa fase. A criança começa a entender que precisa segui regras. É o início do desenvolvimento de um senso de controle sobre o ambiente, e esse senso de controle se reflete no comportamento da criança. Assim, a criança pode exibir um comportamento desafiador ao tentar controlar o ambiente, mas também pode exibir um comportamento cooperativo ao tentar atender às necessidades dos outros. Esta é uma fase de descoberta que precisa ser cuidada e valorizada, pois aqui aprendemos a soltar e a reter, a lidar com o caos, as incertezas e os imprevistos, tanto os bons quanto os maus. E adivinha?! O que ais encontramos na fase adulta? Isso mesmo!! Incertezas e imprevistos.... Quanto mais cedo aprendermos que o verdadeiro controle é permitir o fluxo da vida, mais fácil e menos estressante nova vida adulta será! Ter confiança em liberar o que não serve mais e abrir espaço para novo. Então, se você se lembra de sua mãe te falando “tchau cocô”, ela estava te ensinando a liberar o que não agrega e a confiar em suas produções! Confiança de que a vida pode ser cíclica, que você também pode mudar a hora que você quiser, esse é seu real controle, essa é sua fonte de poder. O seu verdadeiro poder: a sabedoria de escolher quem queremos ser!


 
 
 

Comments


Listados
Arquivos
Follow Me
  • LinkedIn ícone social

(11) 98102-6847

Cris Menezes

Psicologia

CRP: 06/61990

Vila Clementino, São Paulo

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
bottom of page