Você sabe o que é Psicologia e como ela pode te ajudar?
- cristiane menezes
- 7 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
A palavra “Psicologia” vem do grego antigo. Psyque significa mente ou alma e, Logos significa conhecimento ou estudo. A Psicologia é uma ciência bem nova, em comparação a outras. Seu desenvolvimento é constante, assim como nossa mente e, seus maiores avanços aconteceram nos últimos 150 anos.
Por meio de suas várias linhas a Psicologia investiga as causas do comportamento; a personalidade, a aprendizagem, a motivação, a memória, a inteligência, a comunicação interpessoal, o comportamento em grupo, entre outros.
É um trabalho altamente especializado e intelectual, pois utiliza de metodologia especifica, de dados comportamentais, observação e escuta ativa para realizar medições, análises, interpretações e explicações referentes à situação vivida pelo individuo.
Tem como objetivo auxiliar o individuo criando condições de desenvolvimento e expansão de seu universo interno, explicando os comportamentos com base no funcionamento da mente. Auxilia na compreensão de estímulos internos e externos e seu impacto nas reações possibilitando uma melhor qualidade de vida.
“Quem conhece os outros é o sábio, mas
quem conhece a si mesmo é iluminado!” Lao Tse
A complexidade dos dias atuais dificulta um olhar mais profundo para nós mesmos, para observarmos nossas ações e entendermos nossos sentimentos. Conhecer a si mesmo pode ser um grande desafio. Assim, a Psicologia não é apenas uma ciência para “loucos”. Ela é indicada para crianças, adolescentes e adultos, enfim, para todos aqueles que possuem ou sentem algum tipo de desconforto ou insatisfação em qualquer aspecto da vida, seja profissional, pessoal, amoroso ou financeiro.
É uma ciência para todo aquele que busca a melhoria e o bem estar, em uma fonte confiável, para que possa se beneficiar com a compreensão e o entendimento de si mesmo. O caminho para o autoconhecimento não é fácil e, pode sim ser bastante árduo. Porém, saber e aceitar que não nos conhecemos o suficiente e que, se quisermos, podemos nos compreender melhor teremos dado o passo mais difícil e também o mais importante dessa jornada! Então me diga: Como posso te ajudar?









Comentários